quarta-feira, 2 de junho de 2010

Coletânea de minhas poesias de 1983


"Penso...
E, em tudo que penso, só vejo você
Em tudo o que vejo, só sinto você
Tudo que almejo
Somente você
Grito....
E, neste meu grito só ouço você
No ar que exalo, percebo você
As horas que calo
Desejo a você
Oro,
E nas orações, só peço você
E durante meus sonhos
Só vejo você
Imploro....
E, em meus apelos, chamo por você
Em minha ansiedade, procuro você
Abraço meu travesseiro
Sinto você..
Espero....
E na minha espera, não chega você
Nas noites de angústia
A ausência é você
Procuro meu mundo....
Meu mundo é você!"



"Um dia, eu fechei os olhos e sonhei que o Mundo era azul, que não existia a guerra, nem guerreiros, vencidos ou vencedores, ricos nem pobres, ambição nem fome. E que o mundo inteiro era só amor.
Mas, de repente, ao abrir os olhos, percebi que estava cercada por um grupo de jovens, trazendo em seus rostos marcas de tristezas, revoltas e arrependimentos, e só então eu me dei conta de que nem tudo era tão maravilhoso como eu sonhora...
Ai eu chorei, chorei de tristeza, porque a ignorância e o machismo ainda existem..."



"Agora estou só
Quatro paredes me cercam
Sem contato com o mundo
De espanto fico mudo

Ouço um ruído
Será gato?
Será gente?
De olhos que possam ver minh'alma
Da boca que beija e grita
De ouvidos que ouvem e sentem palavras
De mãos que tateam o corpo nu de desejo
De passos serenos indo cara a cara de encontro com o mundo?
Silêncio...
Quieta, escuto
Um miado na escuridão
Mais uma vez a ilusão fez de mim uma marionete
Mais uma vez fico sem conhecer gente
E mais uma vez sento diante da televisão
Para assistir a novela
Respirando o mesmo o2
Vendo as mesmas paredes
E sentindo o mesmo vazio
Crescer dentro de mim"


"Eu queria ser despojada de tudo
De tudo que fosse artifício
De tudo que fosse irreal
Das coisas que fazem mal
Queria ser mais gente, mais contente
Ser mais inteligente, mais positiva
Menos egoista, materialista
Eu seria mais essência
Queria ser Mônica
E nada mais que isso!"


"Se eu fosse desencarnada 
Como eu seria? Quadrada?
Redonda? Retangular? Ou oval?
Ou totalmente disforme?
Teria sentido?
Faria algum bem?
É melhor isso ou aquilo?
O conhecido maravilhoso ou
O Maravilhoso desconhecido?
Não sei estou confusa
Posso deixar de ser leiga?
Posso????
Preciso pensar...
É tudo tão sério, complexo...
Dá medo!!!"


Vida.....

É como um barco vagando
Na imensidão do mar
Pode se ir sem destino
Se destruindo
Ou se pode remar
Escolher, ancorar
Acreditar, afundar
Ter fé, melhorar
Pedir socorro
Se salvar!

"Eu quero tanto que você venha
Que bata a porta e diga a senha
Que murmure ou grite alto
Que me assuste como num assalto
Que me coloque louca, desesperada
Assustada... mas que chegue!"



"Uma chuva refrescante
Um sol brilhante
A saudade... a felicidade
O campo... a cidade
O céu, o luar
Os animais
Um sorriso de criança
A sabedoria de um ancião
A beleza das flores
Ainda acredito na vida
Ainda acredito nos homens
Temos tudo...
É redescobrir"


"O grande amor
O sonho dourado
Nutrido, esperado - MENTIRA
 A saudade louca
O sabor da boca
A vida pouca - MENTIRA
Sem egoísmo
Com altruísmo
Cantando alto
Bondade, verdade - MENTIRA
A solidão, a emoção
O desinteresse, o vazio
O teu abraço, você - MENTIRA
É tudo um nada
Uma grande piada
Que dá prá dar risada
E ficar abestalhada - MENTIRA
É tudo mentira
Mentira que a gente curte
Que a gente espera e deseja
Que seja a verdade de nossa vida - MENTIRA
Jamais a dor aprendida, vivida
Urdira tramas para me fazer sofrer
Para me fazer sentir novamente,
A grande ânsia
A mágoa, a saudade, a revolta
De ter me deixado por tudo
Menos
Amada como eu queria que fosse"

"A chuva...
Que agonia
A tarde está fria
Eu, tão vazia
Tão sem você
Que sufoco
Que mundo louco
Te vejo tão pouco
Saudade...
É um tormento
O tempo tão lento
E vem o vento
Trazendo você ao pensamento
Queria estar aconchegada
E não ter que falar em nada
Ficar em você recostada
Ouvindo a chuva danada
Que cai pesadamente
Ignorando o medo da gente!"


"Alguém terá que ser o último
Para que sejas o primeiro
E só serás proclamado o vencedor
Quando abaixo de ti houver vencidos
Mas o amor é mais generoso que a vitória
Porque não se alimenta da derrota
Nem está condicionado
Absoluto, independe de contraste
Só o amor prescinde dos contrários"


"Enquanto houver paz e houver amor
Que importa o tempo?
Um momento de amor é o que mais vale a pena
Se durar quanto dura uma flor
Terá durado tanto quanto pode
durar na sua transitoriedade
Fugaz, precária, passageira, frágil,
A vida humana, que contudo..
É bela!"


"Não te aflijas, se há trevas
É que depois do inverno, é certa a primavera
E não há noite que não gere a madrugada
Nem madrugada que não ceda ao dia
Este vazio há de ceder mais tarde
Como o embrião que dorme
dentro da semente
Da noite espessa nascerá a luz"


Um comentário: